Projeto Renascer
Montes Claros/MG
Projeto Renascer | Ana Clara
"EU NÃO CONSEGUIA MAIS ME RECONHECER, OLHAR NO ESPELHO E VER A ANA CLARA."
Meu nome é Ana Clara Fróes, tenho 19 anos. Com 15 anos de idade descobri um Sarcoma de Ewing. Foi a partir de uma queda. Eu estava brincando e comecei a sentir muita dor. Achei que a dor era porque havia me machucado, mas um tempo depois eu já não conseguia mais pisar no chão e nem mais esticar minha perna.
A partir daí, fui fazendo exames. Fiz raio-x para saber se tinha quebrado alguma coisa. Depois fiz ressonância... e só na minha segunda ressonância o médico viu uma lesão e já pediu para fazer uma biópsia. A partir daí eu esperei 21 dias para chegar o resultado.
Foi minha mãe que me deu a notícia. E ela me disse que estava com tumor maligno e que MINHA VIDA A PARTIR DALI E IA MUDAR TOTALMENTE. Quando ela me disse isso, minha reação foi relativamente tranquila, eu acho que Deus já tinha preparado o meu coração antes da minha mãe chegar para me dar essa notícia. Quando minha mãe chegou e falou o resultado eu olhei para ela e disse: “MÃE, FICA TRANQUILA QUE EU VOU FAZER O TRATAMENTO E VOU ME CURAR... Deus já havia colocado no meu coração essa certeza da cura.”
O câncer havia atingido o final da coluna, por isso eu perdi a sensibilidade das pernas. FIQUEI 7 MESES DE CADEIRA DE RODAS E UNS 10 MESES DE MULETA PARA ME RECUPERAR. Após 15 dias da primeira quimioterapia, meu cabelo começou a cair. Desde o início do tratamento, eu me internei 24 vezes por causa da quimioterapia e baixa imunidade.
Na minha primeira consulta quando minha médica já tinha visto a ressonância, ela falou que após seis ou sete sessões de quimioterapia, se o tumor não tivesse diminuído bastante, eu iria precisar fazer cirurgia, e a cirurgia poderia me deixar com sequelas. ELA ME DISSE QUE SE EU FIZESSE A CIRURGIA EU TERIA 98% DE CHANCES DE NÃO ANDAR MAIS.
Aí eu olhei para ela e falei assim: “Pode ficar tranquila, na sexta quimioterapia não vai ter mais nada. Eu tinha certeza.” Quando chegou na sexta quimioterapia ainda tinha um pouco de lesão, mas eu não precisei fazer a cirurgia, fiz 30 sessões de radioterapia no lugar cirurgia. Ao todo, foram 17 sessões de quimioterapia e 30 de radioterapia.
FOI UM ANO E MEIO DE TRATAMENTO E HOJE ESTOU CURADA!
O momento mais difícil para mim durante o tratamento foi a perda de peso. Eu sempre fui muito magrinha, antes do tratamento eu pesava 42 kg no meio do tratamento eu estava com 25 kg. Esse para mim foi o momento mais difícil, porque EU NÃO CONSEGUIA MAIS ME RECONHECER, OLHAR NO ESPELHO E VER A ANA CLARA. O que é havia restado ali era o que realmente eu era por dentro, era minha essência. E era isso que eu transmitia para as pessoas.
A partir daí, EU VI O QUANTO IMPORTANTE ERA EU CUIDAR DE MIM, NÃO DE FORA PARA DENTRO MAS DE DENTRO PARA FORA.
Eu recebi muito apoio de toda a família, mas eu acho que quem mais sofreu foi minha mãe. Ela é enfermeira e para ela ver tudo o que estava passando não deve ter sido fácil. O tratamento não foi fácil, mas Deus desde o início sempre conversou muito comigo e eu sentia muita presença dele.
Eu não sabia o dia de amanhã, se estaria bem, se estaria viva, mas de uma coisa eu tinha certeza... que eu não ia desistir por mais difícil que parecesse, por mais difícil que fosse, EU NÃO IRIA DESISTIR!
Quando se fala em câncer, já se pensa em morte. Mas a primeira coisa que eu pensei foi que eu iria fazer o tratamento e me curar . Essa era a única certeza que eu tinha. Deus sempre colocou forças em mim e sempre esteve presente em minha vida e essa era a certeza eu tinha... que eu ia me curar e que ia ficar bem.
Ana Clara Fróes
Tags
Projeto Renascer Ensaio Artístico superação Luta contra o Câncer Prevenção Projeto Renascer Montes Claros