Projeto Renascer
Montes Claros/MG
Fine art - Sônia
"O MOMENTO MAIS DIFÍCIL PARA MIM FOI RECEBER O DIAGNÓSTICO POIS SÓ PENSEI EM MEU FILHO"
Meu nome é Sônia, descobri um nódulo no seio esquerdo quando eu estava tomando banho. A PRINCÍPIO NÃO PROCUREI UM MÉDICO, O TEMPO FOI PASSANDO E O NÓDULO FOI SE DESENVOLVENDO. Quanto mais eu ficava nervosa parecia que ele crescia ainda mais. Além disso, eu não me alimenta muito bem. EU TIVE MUITO MEDO DE PROCURAR UM MÉDICO porque eu perdi a minha mãe para o câncer. Além disso, como não doía eu fui me acomodando e fui deixando pra depois. Então demorei 2 anos para procurar ajuda médica. Em certo momento, me assustei pois o nódulo já estava muito grande com aproximadamente 8 cm. Depois de muito tempo, resolvi procurar a médica e ela se assustou com tamanho do nódulo. Fiz a mamografia e posteriormente fui encaminhada para o mastologista. Meu diagnóstico foi confirmado como Carcinoma ductal invasivo e aí dei início ao tratamento. Fiz as sessões de quimioterapia, depois a cirurgia e posteriormente passei pela radioterapia. Passei por todo este processo até estar aqui hoje. O médico optou pela mastectomia total do seio esquerdo por precaução e hoje eu tomo medicamento controlado.
O MOMENTO MAIS DIFÍCIL PARA MIM FOI RECEBER O DIAGNÓSTICO POIS SÓ PENSEI EM MEU FILHO de 10 anos. Eu não procurei um médico antes por medo de não ter ninguém cuidar do meu filho, além disso eu precisava trabalhar. Acredito que tudo é no tempo de Deus.
O medo foi grande e me questionei várias vezes sobre o que iria fazer. Quando eu fui à primeira consulta, o meu médico disse que meu cabelo iria cair em poucos dias. Sempre fui muito vaidosa então quando soube que perderia meu cabelo, resolvi que eu mesma rasparia meu cabelo. Chorei muito! Apesar de ter usado peruca e de ter recebido ajuda de amigos, a queda do meu cabelo foi algo que me abalou muito. Eu tenho muita fé mas tenho muito medo de ter que passar por isso novamente. Hoje eu cuido muito da minha alimentação e do meu estilo de vida. Me tornei uma pessoa diferente do que eu era e vejo a vida com outros olhos. Não me importo mais com que as pessoas dizem ou pensam sobre mim. Vivo um dia de cada vez e quero aproveitar a vida o máximo que eu posso.
(Sônia Rodrigues)
Tags
Projeto Renascer Fine art Fine art Montes Claros mulheres fortes Fotografia Feminina Beleza feminina